Como funciona uma sessão de Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB)?
- DreschMed
- 4 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: há 4 dias
A oxigenoterapia hiperbárica (OHB) é um tratamento onde o paciente respira oxigênio 100% puro em uma câmara pressurizada, com pressão maior que a atmosférica, aumentando significativamente a quantidade de oxigênio dissolvido no sangue. Isso potencializa a oxigenação dos tecidos, auxiliando em processos de regeneração, redução de inchaço e combate a infecções.

O que esperar durante uma sessão de OHB?
Antes da sessão, o paciente passa por uma avaliação clínica cuidadosa para identificar condições e garantir a segurança do procedimento. É necessário vestir roupas 100% algodão, e devem ser retirados todos os objetos metálicos.
Durante a sessão, que dura geralmente entre 60 a 90 minutos, o paciente fica dentro da câmara hiperbárica respirando o oxigênio puro. A pressão é gradualmente aumentada para que o oxigênio se dissolva melhor no sangue. Alguns desconfortos comuns, como o "estalido" nos ouvidos devido à pressão, são facilmente contornados com manobras simples, como bocejar ou engolir saliva.
O paciente pode se movimentar confortavelmente dentro da câmara, assistir TV ou usar o sistema de entretenimento disponível. Além disso, existe um sistema para comunicação com os profissionais durante o atendimento, garantindo suporte em tempo real.
Benefícios comprovados
Essa maior oxigenação melhora o transporte de nutrientes e células de defesa para as áreas lesionadas, favorecendo a cicatrização, reduzindo o edema e aumentando a eficácia de antibióticos e outros medicamentos.
DreschMed Câmaras Hiperbáricas
A DreschMed disponibiliza câmaras hiperbáricas com tecnologia avançada e máxima segurança para garantir o melhor para os pacientes e profissionais da saúde.
Quer saber mais sobre os protocolos e indicações da Oxigenoterapia Hiperbárica? Acompanhe nosso blog para conteúdos atualizados e científicos.
Comentários